12 de jul. de 2007

FELICIDADE. SERÁ QUE EXISTE?

Passamos a vida inteira em busca do inatingível, do intocável, do abstrato. Palavras que resumem um único sentimento: felicidade. Não quero ser pessimista. Mas se observarmos ao nosso redor encontraremos a resposta para o não alcance da longínqua felicidade eterna.
Quando ansiamos algo como: casa própria, viagem, casamento, emprego ou o carro do ano, depositamos todas as energias no alcance daquilo que sonhamos. Como se esse “objeto” fosse trazer felicidade. De certa forma isso acontece sim, mas não quer dizer que seja a chave para lhe tornar um ser humano completo, por que não é.
O fato é que o homem quer sempre aquilo que não tem. Portanto, como poderá ser feliz?
Encontrar a magia de ser feliz é como um ciclo. Uma roda gigante que a cada volta pára e recebe novos passageiros. A nossa felicidade é assim, movida por situações. Então, podemos concluir: é momentânea.
Você já se perguntou alguma vez: eu sou feliz?
Provavelmente irá responder sim. É o que a maioria dos seres humanos, hipócritas, dirão. Hora, partindo daquele princípio de que o homem fica atrás de algo que não possui, para conquistá-lo, ele estará disposto a enfrentar todas às situações. Portanto, esse mesmo homem vai encontrar pelo caminho obstáculos. Os desafios por sua vez o tornarão triste. Ou não, o trarão alegria.
A felicidade é momento e ponto final !
Eu agora estou feliz porque escrevo. Mais cedo estava triste chateada com o trabalho achando a vida um saco! Outrora encontrei na natureza a felicidade de estar vivo. Numa viagem descobrir o prazer de desvendar novas culturas. Com os amigos percebi a necessidade de compartilhar. Com o meu parceiro, a alegria de uma noite regada à poesia, vinho e sexo.
O ser humano deveria parar de correr atrás desse sentimento. Ele vai e vem como ioio. Subidas e descidas imperceptíveis. Poderíamos também dar mais importância às pequenas coisas do dia- a-dia. Os simples gestos como cheirar uma flor ou falar bom dia ao porteiro podem ser prazerosos, assim construímos o ser humano feliz ou apenas um dia a contento. A certeza é a mais pura energia.
Quanto a pergunta feita no início do texto vamos reconstruí-la:
Você está feliz agora?
Agora sim. Eu sou feliz. Daqui a duas horas, amanhã, bem, me pergunta mais tarde.

Um comentário:

  1. Aline,
    Segundo Buda que viveu há mais ou menos 400 a.c. (antes de Jesus nascer) ele disse: "Sofremos porque desejamos demais", então para buda o não sofrer, a felicidade esta aversa ao mundo, que é o do ter. Para Buda nesse mundo a maioria das pessoas sofrem, pois a maioria das pessoas só se preocupam com o ter e assim entram no ciclo do sofrimento (samsara), sempre desejando sejam coisas materiais ou carnais que para Buda são felicidades passageiras, você adquire um objeto material ou uma pessoa com quem quer passar o resto de sua vida e em pouco tempo vem a angustia de possuir um outro objeto material ou a pessoa ao seu lado não é como era no inicio da relação e tornamo-nos a sofrer, desejarmos outras coisas ou outro alguém. Para Buda o desapego as coisas materiais e as pessoas é o caminho para a felicidade. Espero que os ensinamentos de Buda tenha lhe iluminado nesse caminho que é a felicidade, e a felicidade para Buda não é passageira não, é sustentada por uma vida inteira de paz, tranquilidade e compaixão. Todos os Budas possuem a felicidade suprema, agora lhe digo que você vai se espantar com a vida de uma buda, você por exemplo já entrevistou alguma vez em sua vida, um templo budista??? Lá não tem televisão, rádio, computador, banho quente, nada dessas coisas cotidianas de qualquer ser humano, a comida também praticamente é arroz integral e vegetariana (nenhuma carne, nem camarão, nem peixe), quer dizer tudo lá é integral, focam na meditação, o budas entram no monastério quando crianças e muitos morrem virgens, já pensou 75 anos virgem, mas é o caminho para a felicidade segundo os Budas, já eu me abstenho de tudo que é dito no budismo, pois para chegar lá eu terei que ter muitas vidas.

    Como os Budas meditam: http://www.youtube.com/watch?v=fRegNgimYKM

    ResponderExcluir