4 de mar. de 2012

A idade, A maturidade, O tempo


Lembrei de um tempo atrás. Ah, o tempo!


A juventude tem o dever de nos fazer errar. Tem a obrigação de se fazer experimentar. Tem a incumbência de, por si só, ser subversiva. A ponto de colocar na frente centenas de bocas para beijar, algumas oportunidades de escolher o carinho certo, de sofrer com a paixão incerta, de chorar com a desilusão e de arriscar sem medo, afinal , ainda somos jovens.

A maturidade chega e diante de nossas inúmeras perguntas sobre a vida, a avidez de experimentar continua imensa. Mas, aprendemos a olhar os obstáculos de maneira diferente, com mais parcimônia. Tudo muda!

Os amores ardentes se diluem, as urgências se acalmam, os ressentimentos se desfazem, as aventuras se modificam. Notamos o avanço do tempo, num encontro do passado. As recordações passam com acertos e desacertos. Um período da vida sendo lembrado a conta gota. Alegrias, maluquices infantis, rebeldias juvenis, momentos inesquecíveis e memoráveis. É, exatamente, aí que percebemos a verdadeira missão da vida: a de nos fazer enxergar sem ciscos nos olhos ou vistas escuras.

Pronto. Entendemos a tarefa da maturidade. Descobrimos o poder do perdão. Compreendemos que beijar uma pessoa para esquecer outra é pura bobagem. Que a recompensa só vem através de muito esforço e trabalho e que tudo chega na hora certa.

Ô, tempo mestre caprichoso com suas lições. Só ele permanece o mesmo e com a mesma função, sempre passando.....

 
Como diz Mário Quintana: “Se me desse o dia outra oportunidade, eu nem olhava o relógio. Seguiria em frente...




2 comentários:

  1. Es um senhor tão bonito quanto a cara do meu filho tempo,tempo,tempo,tempo.
    As quatro coisas que não voltam para tras: A pedra atirada,a palavra dita,a ocasião perdida e o tempo passado.

    ResponderExcluir
  2. Aline, que linda mensagem essa!
    Acredito que a maturidade é algo alcançado não necessariamente com a idade, mas sim com as experiencias vividas e os com erros que nos fazem aprender o que vem a ser certo e errado!
    Sou nova, e fui obrigada a amadurecer mas nova ainda... Tenho uma experiencia de vida que mtos não acreditam se eu contar... Fui praticamente obrigada a amaradurecer...
    A anos atrás, fui a rebelde e insensata... Errei mto, e quiz desafiar a vida e a vida das pessoas que estavam ao meu redor... O arrependimento é algo que me acompanha até hoje, e sei que passar a borracha no meu passado é algo impossível... Mas algo de bom conseguir arrancar "bruscamente" de tudo que se passou em minha vida, dentre depressões, mágoa, e o meu quase que "renascimento"... Que foi a aprendizagem, a edificação!
    Hoje mudei mto, e mta gente que conversa comigo me pergunta o pq de eu ser tão "filosofa" as vezes e pq sei dar tantos conselhos...Mas a resposta é que a vida me fez aprender mta coisa!
    Creio que isso seja bom né!?
    Hoje sou uma pessoa mto mais feliz!
    Um beijo e parabéns pelos questionamentos e pelas mensagens lindas!

    Jamile_britto

    ResponderExcluir